sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O tesouro de J. D. Salinger

É difícil de acreditar que, até o começo deste ano, Salinger estava vivo. Depois da publicação de Hapworth, em 1965, o cultuado autor de O Apanhador no Campo de Centeio se estabeleceu em Cornish, uma cidadezinha com menos de dois mil habitantes, na costa leste dos EUA, e levou uma vida de reclusão quase absoluta. Mas ele não parou de escrever! De acordo com um de seus vizinhos, Salinger teria pelo menos 15 textos inéditos guardados em um cofre. Ao longo dos seus 45 anos de isolamento, Salinger deu raríssimas entrevistas. Em uma delas (para o New York Times, em 1974), disse: “Há uma maravilhosa paz em não publicar. Uma publicação é uma terrível invasão de privacidade. Eu gosto de escrever. Amo escrever. Mas escrevo para mim mesmo e para o meu próprio deleite”. Essa declaração me remete a um de seus personagens, Seymore Glass, o intelectual místico que se distancia do mundo real. Atualmente, o roteirista Shane Salerno tem dois grandes projetos envolvendo o legado de Salinger. O primeiro é um documentário com depoimentos de artistas e pessoas próximas a Salinger, que começou a ser produzido ainda antes da morte do escritor (no dia 27 de Janeiro de 2010), e o segundo é uma biografia de 800 páginas intitulada A Guerra Privada de J. D. Salinger, escrito em parceria com David Shields. De acordo com Salerno, esses dois projetos, que já estão em fase final, “devem corrigir uma série de disparates que se tem dito sobre a vida de Salinger ao longo das décadas”. É possível. Mas, para quem aprecia a obra de Salinger, nada se compara à expectativa de ler um texto inédito do autor. 

12 comentários:

  1. olá... gostei do texto e das notícias sobre salinger... vamos esperar o documentário e a biografia... =]

    uma vez li que ele mentia seu endereço para que nenhum jornalista o encontrasse... rsrs... será verdade?

    Abraço,
    Larissa.

    www.sophia-rainbow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AAAAH, adorei o texto e adoro o J.D. Salinger. Ler qualquer coisa que não tenha sido publicada seria lindo demais, hehehe.

    ResponderExcluir
  3. hey, bem legal teu blog. vou começar a acompanhá-lo.

    o salinger é um dos "meus" escritores mais queridos, fiquei muito feliz com essas notícias! me animei muito com a biografia. sempre quis ler sobre a vida dele, mas nunca sei se a fonte é confiável. pelo menos as coisas que li faziam ele parecer tão monstruoso, haha.

    eeeenfim, muito bom saber que vem coisa nova por aí.
    e bem que eu queria ler esses textos tão misteriosos que ele não publicou...

    beijo :)

    ResponderExcluir
  4. Muito boa postagem. É raro encontrar pessoas que veem Salinger de maneira tão transparente e perspicaz. Estou aguardando esse documentário e essa biografia que estão para vir desse homem que, para mim, foi um dos mais completos do século XX.

    ResponderExcluir
  5. não me parece justo produzir uma biografia de salinger, já que tudo o que ele sempre tentava evitar era a exposição. me contento em ler as coisas que ele quis publicar e que de certa forma já deixam ver quem ele era.

    ResponderExcluir
  6. Esse homem era um verdadeiro tesouro.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o seu texto Pablo. O "eu - personagem" - Seymour Glass – foi uma verdadeira dádiva em minha vida. Só de imaginar um documentário sobre Salinger e uma bibliografia 'séria, fico em estado extático

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto!

    Já li O Apanhador no Campo de Centeio há uns anos, lembro de ter gostado muito da escrita e do enredo.

    Não sei muito sobre o autor, mas gostei das notícias.

    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  9. seymor, uma introdução é uma obra prima suprema da prosa perfeita. melhor do salinger q jah li. legal vc ter citado

    ResponderExcluir
  10. otimo texto, vi seu comentario no meu blog e você perguntou como funcionava os selinhos, é uma forma de mostrar que você realmente adimira aquele blog e se você reber um selinho tem enviar para os blogs que você gosta e responder as perguntas que pede. Estou seguindo seu blog e se estiver alguma dúvida pode entrar em contato comigo.

    ResponderExcluir
  11. Pablo,

    Adorei a notícia, mas acho que nenhum documentário ou biografia vai sciar a curiosidade de seus admiradores de saber quem foi Salinger.

    O verdadeiro Salinger viveu dentro da cabeça dele e esse universo é inevassável.

    O fato é que não faz a menor diferença quem ele foi, pois para seus fãs o que interessa é o legado que ele deixou.

    Muito bom o seu texto!

    Theresa

    ResponderExcluir
  12. Fiódor Dostoiévsk foi sem dúvida um dos maiores escritores que eu já tive o prazer de ler um livro seu!!
    Seus textos são muito legais,alguns tristes mas...

    ResponderExcluir