sábado, 14 de maio de 2011

On The Road, clássico de Jack Kerouac, chega finalmente ao cinema

Há pelo menos dois brasileiros com quem eu gostaria de conversar sobre Jack Kerouac. Eram três, mas um deles, o Roberto Piva, morreu no ano passado. Os outros dois são Walter Salles, que dirigiu o tão aguardado On The Road, que já está na pós-produção e deve ser lançado nos próximos meses, e Eduardo Bueno, o jornalista gaúcho que traduziu os meus dois livros preferidos do Kerouac: On The Road e Viajante Solitário. A adaptação cinematográfica de On The Road começou a ser ventilada pelo próprio Jack Kerouac, em 1957, que desejava ver Marlon Brando no papel de Dean Moriarty, mas a ideia não se concretizou. Em 1979, o cineasta americano Francis Ford Coppola comprou os direitos para fazer o filme. Vários projetos foram iniciados. No final dos anos 1990, dizia-se que o filme seria rodado com Brad Pitt e Ethan Hawke nos papéis principais e o próprio Coppola na direção, coisa que não aconteceu. Um pouco depois, nos anos 2000, surgiram novas especulações envolvendo os atores Colin Farrell e Billy Crudup e o diretor Joel Shumacher. Todos esses projetos fracassaram. Coppola estava insatisfeito. Queria muito produzir esse filme, mas ainda não tinha encontrado a pessoa certa para dirigi-lo. E foi então que, em 2004, ele assistiu Os Diários de Motocicleta, o magistral filme de Walter Salles que trata das andanças do jovem Che Guevara pela América do Sul. Na verdade, Walter Salles vem se especializando em Road Movies há algum tempo. Os personagens de Terra Estrangeira (1995) e Central do Brasil (1998) também são viajantes das estradas. Diante dessa filmografia, Francis Ford Coppola não teve dúvidas: contratou o diretor brasileiro. No vídeo a seguir, uma excelente matéria do programa Metrópolis, de 2010, Walter Salles fala sobre um documentário da Geração Beat, que ele estava finalizando, e sobre a expectativa de filmar On The Road.
O livro Na Estrada – O Cinema de Walter Salles, do jornalista Marcos Streeker, deve ser muito interessante, mas o título me pareceu uma grande insensatez, já que é um homônimo do livro do Kerouac, embora o título de algumas traduções brasileiras seja Pé Na Estrada. O elenco do filme traz Sam Riley (que recentemente interpretou o roqueiro Ian Curtis no filme Control) no papel de Sal Paradise (alter-ego de Jack Kerouac); Kristen Stewart (da saga Crepúsculo) como Mary Lou e Garrett Hedlund (Eragon, Tron) como Dean Moriarty. Os personagens secundários ficam com Kirsten Dunst (Homem-Aranha), Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis), Amy Adams (Prenda-me se For Capaz) e com a brasileira Alice Braga (Cidade de Deus), sobrinha de Sônia Braga.

6 comentários:

  1. Muito legal!
    Estou numa expectativa grande quanto a esse filme!
    O On The Road está no meu top 5 dos livros!

    ResponderExcluir
  2. O Coppola não podia ter achado um diretor melhor. Não existe outro. Agora vamos ver o resultado, né? Parece que vai ser um puta filme. On the Road é um puta livro. Estragar isso seria errado demais...

    ResponderExcluir
  3. Muita expectativa pra esse filme. Lembro-me de quando eu estava viajando por aí, li num albergue uma entrevista do Walter Salles pra uma revista argentina. Deveria ter roubado a revista, porque era de 2007/ 2008 e o projeto estava começando. Enfim, ótimo post! ;)

    ResponderExcluir
  4. Acho que nem eu consigo avaliar meu grau de ansiedade pra ver esse filme. Dificilmente, por melhores que os envolvidos na produção sejam, conseguiram captar a paixão de Kerouac, mesmo assim estou no desespero pra ver aquilo que sacudiu meu final de adolescência na telona.

    ResponderExcluir
  5. Parece que o filme vai ser muito bom! Da lista de atores, só não gosto da Kristen Stewart, ela não tem a menor expressão nem emoção. Mas o diretor é ótimo, Coppola acertou em cheio!

    ResponderExcluir
  6. ESPEREI MUITO POR ESTE FILME, E QUE BOM QUE NOS TENHA CHEGADO ATRAVÉS DO WALTER SALLES!

    ResponderExcluir