domingo, 22 de agosto de 2010

Livro digital já é uma realidade

O livro digital vai suplantar o livro impresso. A pergunta que resta é: Quando? Na verdade, o processo de transição já começou, mas, ao contrário do que muitas pessoas andam dizendo por aí, esse processo deve durar vários anos.

Em primeiro lugar, existe a questão do hábito. Crianças podem adorar aparelhos com um monte de botões e telas de touchscreen, mas as pessoas com mais de 20 anos ainda preferem o papel, sobretudo aquelas que passaram a vida toda construindo uma biblioteca. Outra barreira é que em muitos países, como no Brasil, por exemplo, não existe, ainda, infra-estrutura para que uma quantidade significativa de consumidores migrem para o livro digital. E também há o problema da falta de convergência (cada leitor digital tem características diferentes), e, ainda, a resistência das editoras, que temem a pirataria e o compartilhamento de livros.

Apesar de todas essas barreiras, porém, o novo modelo já é uma realidade. De acordo com a Association of American Publishers, as vendas de livros digitais aumentaram em 251,9% no último ano, enquanto as de livros físicos cresceram em apenas 8%.

Neste cenário de transição, escritores e editores devem procurar os aspectos positivos da era digital. Por exemplo, só nos Estados Unidos, há 2 milhões de pessoas que falam português. Com a popularização dos livros digitais, os autores brasileiros poderão publicar globalmente, conquistando leitores no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário